Seja Voluntário do GETabapuã

image

Seja Voluntário do Grupo Escoteiro Tabapuã

Segundo definição das Nações Unidas, “o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos…”

Num entendimento amplo e contemporâneo, defini-se o voluntário como ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional.

O GETabapuã conta com trabalho voluntário de adultos com mais de 18 anos, mesmo sem qualquer experiência anterior. Geralmente os voluntários são pais e parentes dos escoteiros.

Se você tem um filho (a) entre 07 e 21 anos, deseja participar ativamente de sua formação, e está interessado em colaborar com o progresso dos jovens, em um ambiente de alegria e cooperação, em atividades junto à natureza, você pode ajudar em uma das diversas atividades necessárias para o funcionamento desta estrutura educativa.

O adulto pode participar atuando em diferentes funções necessárias para o funcionamento de um Grupo Escoteiro.

Escotista – É o chefe escoteiro, sua atuação é direta com os jovens;

Dirigente – Atua na administração e apoio de um Grupo Escoteiro;

Especialista – Auxilia os jovens no desenvolvimento das especialidades;

Colaborador – Atua nas diversas atividades em excursões e acampamentos;

Divulgador – Atua na divulgação do movimento escoteiro;

Formador – Atua na capacitação de adultos voluntários.

COMO PARTICIPAR

Se você é uma pessoa que “faz a hora e não espera acontecer”, respeita a natureza, o próximo e a si mesmo, e deseja fazer parte desse maravilhoso projeto educativo e contribuir para uma sociedade mais justa e feliz, agende uma reunião conosco, teremos imenso prazer em tê-lo em nossa equipe.

GETabapua.org

Detalhes das funções:

ESCOTISTA OU CHEFE ESCOTEIRO

Uma das alternativas é a atuação diretamente com os jovens, nas diversas atividades educativas do escotismo. Neste caso poderá atuar em uma das quatro faixas etárias em que está organizado o escotismo.

Lobinhos de 7 a 10 anos.
Escoteiros(as) de 11 a 14 anos.
Seniores e Guias de 14 a 17 anos
Pioneiros de 17 a 21 anos incompletos.

Qualquer pessoa, sem qualquer experiência prévia, pode ser um (a) chefe escoteiro (a).

Mas antes de se tornar um Chefe Escoteiro, o candidato passará por uma entrevista e terá um período de treinamento monitorado e participará dos cursos de treinamento oferecidos pela União dos Escoteiros do Brasil.

DIRIGENTE

Outra alternativa é atuar como “dirigente” do escotismo. Nesta atividade poderá colaborar em funções administrativas e de apoio, como secretaria, finanças, almoxarifado, compras, preparo de atividades e tantas outras. Todos os Grupos de escoteiros necessitam de uma equipe para dar suporte aos que estão envolvidos diretamente nos projetos educativos.

ESPECIALISTA

Também é possível ajudar como instrutor em habilidades específicas, tanto profissionais como em habilidades adquiridas ao longo da vida. Exemplos destas habilidades são: cozinha, informática, marcenaria, mecânica, biologia, secretaria, primeiros socorros e outras.

O objetivo é ajudar os jovens na conquista de suas especialidades, que é um desafio proposto aqueles que desejam conhecer mais sobre uma determinada área, ajudando inclusive em sua profissionalização.

COLABORADOR

Em excursões, acampamentos e também na sede é sempre importante a colaboração de adultos voluntários para diversas funções como: ajudar na secretaria do grupo, na compra de materiais, organização de filas, auxilio na elaboração de comida, na cantina, limpeza, auxilio na comunicação dando telefonemas enviando emails, entre outras.

DIVULGADOR

Você também pode ajudar o Escotismo, divulgando o movimento Escoteiro de diversas formas, como:

Inscrevendo seu filho;
Convidando seus parentes, amigos e vizinhos;
Divulgando o projeto educativo em seu site;
Distribuindo folders nas escolas de seu bairro;
Divulgando eventos e projetos sociais promovidos pelo Grupo Escoteiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *